quinta-feira, 19 de abril de 2007

Gato Preto Gato Branco

A maioria dos meus amigos são brancos e felizmente de preconceituosos nada têm. Têm uma mente tão aberta e tão igualitária que durante uma conversa sobre a eventual constituição de uma empresa, enquanto se fazia a distribuição dos cargos de chefia, destinaram-me o cargo de…Estafeta.

Por vezes quem os ouve falar, poder ser induzido em erro, podendo assumir que se trata de um grupo de racistas, como por exemplo daquela vez que jantava em casa de um casal que tem um filho Ruivo, e que após as refeições gostam de apreciar um bom chocolate de culinária, me questionaram: “Gostas de Chocolate, Preto?” ou então num churrasco, quando me perguntaram: “Gostas de Porco, Preto?”. Porém, tais questões estão isentas de qualquer mensagem de cariz discriminatório.

Contudo eles estranham o facto de eu não saber dançar Kizomba, (ou qualquer outro género de dança!) e de não cheirar a Katinga. Pelo que hoje, decidi desvendar esses segredos que escondo há muito.

1º - Não saber dançar Kizomba: Tenho uma rótula de platina e o meu irmão ficou com todos os genes que se destinam a esse fim, inclusivamente já ganhou concursos de Kizomba cujo prémio era um Videogravador da marca Crown!

2º - Não cheirar a Katinga (e agora preparem-se): Tomo um banho diário e uso desodorizante. (parece que estou a ver a vossa cara de espanto).

Mas existem algumas perguntas/afirmações que fui ouvindo, ao longo da minha existência enquanto preto, que me incomodaram mas que agora até lhes acho piada. Assim, partilho com vocês algumas delas:

- O que é que vais fazer à praia? Já és preto… - Óbvia

- Devias fazer tatuagens brancas! – Imaginária

E a minha preferida:

- Um dos meus melhores amigos é… (ligeira hesitação e duvida em saber se usa o termo preto ou negro) … assim como tu. Como eu?? Como? É alto? Tem os pés feios e na praia esconde-os na areia? Ahhhh…É Preto!

Vou mas é ver a novela que ela morre hoje! (private para a mãe do Ruivo)

5 comentários:

Anónimo disse...

Também é engraçado quando o pessoal te chama: "Oh preto! ..." e só depois se lembra de olhar à volta para ver se há mais gente de tez escura e que não ache muita piada, havendo sempre a hipótese de levar uma talochada... Lembro-me de alguns sítios onde me passou pela cabeça qq coisa do género "pronto, já está, é hoje!".
Abração!

Anónimo disse...

Também há aquela do: " É um rapaz assim... de côr..." E apetece perguntar: " Ai é? E de que côr é? Verde?..."

Anónimo disse...

Mau mau é o termo "De côr" que é para não te sentires ofendido:)"coitadinho nasceu castanho.Nâo podemos estar sempre a lembrar-lhe a côr da pele":))Ass:O Irmão

Alcides disse...

LINDO!!!

Anónimo disse...

Pois é caro amigo, essa do Preto faz me lembrar aquela bela tarde no Meco em que eu na minha mais pura inocência gritei....... oh Preto, está tu a fazer agarrado á minha gaja!!???......Confesso que no momento não sabia se havia de enterrar a cabeça na areia ou fugir a correr tipo Obikwelu. Vida de moço de côr não é facil, seu Conguito. aquele abraço.