quinta-feira, 26 de abril de 2007

Umba!

- Pra Moita… diz ela com a voz rouca, da quantidade de cigarros que fumou, mas que talvez agora se arrepende. O motorista repara que a noite foi longa.
São 6:52h e o autocarro parte com destino ao Barreiro, mas ela mantém-se desperta porque se adormece, corre o risco de não sair na Moita…

Mas voltemos umas horas atrás…

Esta é a história de mais uma amiga minha Psicóloga (a mais extrovertida de todas). Adora um bom tinto, uma jantarada bem regada com conversas que flúem e um pezinho de dança. A história é igual a tantas outras: de amigas que saem à noite, divertem-se, bebem, dançam e divertem-se, mas com ligeiras nuances.

Envolve os TST (Transportes Sul do Tejo, mais propriamente o Trajecto Montijo/Moita) três desconhecidas que oferecem caridosamente três cigarros para ajudar na espera do Autocarro e uma sugestão que já lá iremos.

A discoteca, essa não a refiro o nome por se tratar de um local que pessoalmente desgosto, mas é no Montijo e tem nome de bebida brasileira. De copo na mão esquerda, cigarro na direita, está armada para mais uma noite e o seu corpo esguio ginga ao som dos hits mais recentes.

- Vamos embora?
- Aimm…esta é memo Boa! ‘Pera aí uma beca… e afasta-se para o centro da pista.
- (Suspiro)

Passam-se 36 minutos.

- Vamos lá embora… pede uma amiga num tom calmo para apelar ao bom senso.
- Deixa-me só acabar esta…Ganda som! E afasta-se para o meio da multidão dançante a dizer “Umba!Umba!” e a bambolear o esqueleto.

Passam-se 57 minutos desde a primeira abordagem e agora arriscam uma nova abordagem, mais drástica.

- Olha, NÓS, vamos embora!
- Eu fico! Eu fico! afirma determinada, abanando-se ao som da música, notando-se porém uma ligeira descoordenação nos movimentos, que não coincidem com as batidas da música pop. Larga 3 “Umba!Umba!Umba!”

As amigas decidem-se e regressam a casa, deixando-a sozinha. Ela, continua a dançar, até que se apercebe que a aurora já aí está e procura as amigas. Olha à volta e nada. A pista era agora lugar hostil…situação perfeitamente normal àquela hora. Avança para a Caixa e paga.

Sem nunca perder a postura, repara que não tem cigarros e pede um cigarro às raparigas previamente mencionadas, que num gesto de comiseração lhe concedem 3. O dia está a nascer…Sem boleia, sozinha, a cerca de 20 km de casa, está confusa…Como ir para casa? Mas a solução é bastante simples. De casaco ao ombro dirige-se par o terminal de autocarros dos TST. De casaco no ombro fuma os seus 3 cigarros. De casaco no ombro entra no autocarro. De casaco no ombro compra o seu bilhete. De casaco no ombro solta dois tímidos “Umba!Umba!”

Sorri e senta-se!

Sugestão: Que tal o Passe Social Combinado? O Passe Combinado permite conjugar a utilização dos serviços dos TST com outros operadores de transporte, existindo para o efeito um vasto leque de opções no que concerne à escolha das redes onde se pretende viajar. O Passe de Rede TST é mensal e permite efectuar um número ilimitado de viagens. Existe a possibilidade de diferentes combinações de validade geográfica, sendo que no Verão podes optar pelo passe Moita/Kaxaça e regresso via Praia Delmar.

Umba!Umba!Umba!

Sem comentários: