domingo, 13 de maio de 2007

Essa Dica é Bué Malaika!


A Igreja estava repleta.
Os pais dos noivos no altar.
Os noivos ajoelhados.
Eu, suava em bica.

Na véspera do casamento, com a ajuda da minha amiga que tem nome da localidade onde morava Jesus (Nazaré…ali para os lados de Valado dos Frades, já que era um menino do Restelo porque nasceu em Belém) ensaiamos a leitura do Salmo.

O medo de cometer uma Gaffe era muito grande e a única coisa que me atormentava era aquilo a que chamo de uma “Vogal Afro”. Passo a explicar com um exemplo concreto: a eventualidade da palavra Caminho sair Cáminho ou então a palavra Senhor sair Sénhor... Por mais Europeizado que possa estar “aquele mambo de bumbo tá sempre na área madjé”.

Correu bem. A Vogal Afro não saiu, mas o momento que se seguiu não o vou esquecer tão cedo! Foi o mais próximo que estive de Deus. No fim do salmo, digo: A palavra do Senhor…e a Igreja em uníssono responde Ámen. Foi algo episcopal.

Na saída do púlpito, em direcção ao lugar onde me encontrava anteriormente, o Tony Ramos (o noivo) fazia-me sinais de luzes com os olhos, para não me esquecer de me benzer e de fazer a vénia ao Salvador. A vénia não passou de uma simulação de uma Cabeçada à Cais do Sodré, como se dissesse: “Qué que queres pá???”. Quanto à bênção, foi pior a emenda que o cimento... benzo-me com a mão esquerda. O pai da noiva, abanava a cabeça em sinal de desaprovação…

No final, os noivos disseram ambos que Sim, as alianças serviram e a comida estava boa.

7 comentários:

Anónimo disse...

Com uma leitura pausada e segura, ninguém diria que era a primeira vez que fazias uma coisa desta ou semelhante. Pelo contrário! Enaganaste as "velhotas" todas! E o melhor de tudo foi mesmo o final! No tempo certo, aguardaste a resposta dos crentes depois de um "A palavra do Senhor...". E ainda, num gesto involuntário, confirmaste as suas respostas, baixando a cabeça! Fenomenal!
Beijinhos!

João Tomaz disse...

lolada só de te imaginar no altar...

Anónimo disse...

Amei... amei...
Estou a ver-te a contar-me esta história!
É demais! é a tua cara...
Maria
E que borracho estás na foto (sorry, Marisa!)

Anónimo disse...

Hoo paah então não é que uma pessoa abre pla primeira vez este blog (siiim porque como "moitera" de alma e coração tem que estar informada destas coisas! e ja agora, parabéns está muuuito à frenteee) e revi-me por completo nesta situação! morri a rir! até porque me lembrei logo de um casametno em que (para variar...) fui ler, mas que só tomei conhecimento disso no próprio dia! é giro, tipo vais dar os parabéns à noiva e ela diz-te "olha toma lá o salmo que vais ler!!" PÂNICO!! quando? onde? como? aiii jesus... meeedo!!! para piorar, estava na conversa (impossivel...) a dizer mal do padre (huumm) e nem me apercebi que este já me tinha chamado 500 vezes para ir ler... liliaaanaaaaa, importa-se?? uuupsss... bem, plo menos não me deu nenhum ataque de choro de tanto rir e nem a Santa caiu do altar... e nem eu...
Pronto... continuem que a malta tem que se entreter enquanto trabalha!!!
bjinho bjinho

Anónimo disse...

30,mesmo com eventuais Afrocalinadas orgulhaste-me como sempre.Beijinhos
Ass:40(mas podias ter-me brindado com umazinha) :))

Alcides disse...

Kerrrias né?

Bela disse...

Alcides, onde estas tu? A foto esta um cadito escura... pareces o homem invisivel!!! eheh ;)