terça-feira, 1 de maio de 2007

Pequeno guia de expressões habitualmente utilizadas por Cidadãos Seniores e sua interpretação.

Possíveis respostas na sequência da mais banal das questões, como: “Tudo bem?” ou “Como tem passado?”

- Ai filho mais ou menos.. vamos andando como Deus quer…Uns dias melhores... outros nem por isso! Atente-se na utilização da interjeição Ai, que expressa o queixume em que é vivido o seu dia a dia sendo que se nota aqui uma certa responsabilização de Deus mas sem nunca duvidar que o Senhor escreve certo por linhas tortas.

Avancemos para outra alternativa:

- Ai filho..sabe lá..Ontem estava bem.., mas hoje acordei com uma dor que me apanha isto tudo! (faz um gesto que percorre a coluna dorsal e termina com a mão aberta sobre o trapézio) Novamente a utilização da expressão de queixume, previamente explicada mas agora com uma pergunta rétorica prontamente respondida com um lamento em que se auto-diagnostica de forma perfeitamente prosaica, com uma dor que lhe percorre o corpo enfermo. É comum nestas situações fazerem longas dissertações sobre as maleitas de que padecem. O que nos leva à seguinte resposta:

- Vamos indo devagarinho…Mas com esta mudança de tempo, o meu joelho começa logo a dar de si. Substitui-se aqui a interjeição Ai, pela frase “vamos indo devarinho”, que se entende como uma metáfora a uma existência que não permite acompanhar o ritmo do Mundo, provavelmente devido a questões de Saúde. Verifica-se também nesta frase, a confirmação de que a Meteorologia está directamente relacionada com a má época de Mantorras.

Mas apesar de queixosos, estes cidadãos seniores têm especial apetência para antever, prognosticar e prever as mais diversas situações. Como por exemplo, aquando de um acidente rodoviário, em que inspeccionam com curiosidade mórbida, não só a condição das vítimas bem como o estado do veículo.

-Isto está aqui brincadeira pra mais seiscentos contos! (de mãos atrás das costas dá dois ligeiros pontapés no pneu, com a biqueira do sapato) Apenas com um olhar de relance conseguem não só verificar que o radiador está avariado, as velas estão sujas, vai ser necessária uma suspensão nova, o óleo precisa de ser mudado e a direcção alinhada, como também fazer um orçamento com base num estudo da Deco-Proteste que alerta os consumidores para as irregularidades dos Mecânicos no que concerne ao valor dos serviços prestados. Nesta frase é também notório o seu desagrado perante a moeda única, sendo preterida em relação ao Escudo.


Despeço-me com uma expressão muito utilizada e que mostra novamente a estreita relação destes cidadãos com Deus:

"Até amanhã...Se Deus quiser.."

Sem comentários: