sábado, 10 de abril de 2010

Descubra as Diferenças

A recente tensão racial na África do Sul, causada pela morte do líder do partido de extrema-direita Eugene Terreblanche, deixa-me com uma grande dúvida: será que o empenho, abnegação a uma causa e principalmente o sofrimento de Nelson Mandela foram em vão?

Todos os pensamentos fundamentalistas são muito pouco abonatórios para combater a descriminação racial (ou qualquer outra causa) ainda patente no país que recebe a mais importante competição de futebol: o Campeonato do Mundo. Tanto Julius Malema como Andre Visagie estão a contribuir negativamente para o desenvolvimento social não apenas da África do Sul, mas do continente inteiro. Os comentários racistas e a consequente expulsão da conferência de imprensa de um jornalista da BBC, por parte de Julius Malema e as ameaças de Andre Visagie a uma jornalista traduzem o ambiente instável dos sul-africanos.

Finalmente, (nós) os africanos temos um motivo de rejúbilo e uma excelente oportunidade de provar ao Mundo que o continente africano não é apenas miséria, fome e corrupção e eis que surge o eterno preconceito racial consubstanciado em manifestações públicas.

O timming não podia ser melhor...

Confesso que o racismo me faz muita mas muita confusão…é que não se trata de uma teoria científica, mas apenas um conjunto de opiniões pré-concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos. (?)

Questionado sobre as diferenças entre uma criança negra e uma criança branca, o filho de uma colega minha respondeu naturalmente e para espanto da mãe: “Nenhuma!”

Li isto algures… A receita é simples:

Todas as raças provêm de um só tronco, o Homo sapiens, portanto o património hereditário dos humanos é comum. E isto por si só não justifica o racismo, pois as raças não são nem superiores, nem inferiores, são apenas diferentes.

A imagem que adorna este texto não podia ser mais elucidativa…

2 comentários:

David disse...

Pela imagem é notório que os de cor são diferentes: o de cor preta é maior e o cor amarela mais avermelhado, enquanto que o de cor branca é mais pequeno.
Mas acho que têm todos a mesma função.

Mas na minha opinião o racismo nunca vai acabar, tal como nunca irá acabar o xenofobismo, o clubismo, o bairrismo, o departamentismo, etc.
A luta entre diferentes grupos está no ADN do Homem.

Alcides disse...

Tina: obrigado pela simpatia das tuas palavras.:-) Há coisas para as quais não temos explicação..pois explicar que todos somos iguais é algo que até uma criança percebe..O que me leva ao encontro das tuas palavras quando dizes "está na educação, na forma como o pensamento vai sendo moldando ao longo da vida e na abertura de espírito que deveriamos prezar."

David: nós já discutimos isto quantas vezes:-) RAG!