domingo, 1 de junho de 2008

WC

A versatilidade de um profissional é talvez uma das competências mais apreciadas pelos empregadores. Mais do que um funcionário/colaborador que seja especializado num determinado assunto, as empresas preferem profissionais que se adaptem às mais diversas tarefas que lhes são incumbidas.

Esta tendência de versatilidade tem-se vindo a acentuar no sec. XXI, nos mais diversos sectores de actividade. No passado era impensável ver um Taxista a falar inglês, mas actualmente vemo-los a falar de forma eloquente a língua de Shakespeare: “From here (Airport) to downtown Lisbon it´s only... 25 Eur” Mudam-se os tempos, mas não se mudam algumas vontades.

No sector da construção civil, também é visível a versatilidade dos pintores, pois até há um anos atrás poucas eram as salas que tinham uma parede pintada com uma cor diferente das demais. Mas até aqui tudo bem. A dificuldade residia em identificar a cor que cliente pretende, pois as cores também se modernizaram. Vai daí, os pintores começaram a frequentar cursos de decoração de interiores para se familiarizarem com as cores ditas modernas: Fuscia, Champagne, Citron, Oliva, Púrpura, etc.

Já no domínio da Educação, nos tempos que correm, os docentes do Ensino Básico, 1º e 2º Ciclos (e por aí em diante), devem praticar e aperfeiçoar as técnicas de Defesa Pessoal, pois os alunos estão cada vez mais assertivos, porque realmente acertam muito vezes nos professores!

Mas a versatilidade atinge o seu expoente máximo numa categoria profissional que todas as crianças ambicionam chegar: Os Astronautas. Com a notícia de que o quarto de banho da Estação Espacial Internacional, é tempo da NASA e da ESA, repensarem a formação dos seus atronautas e refiro-me mais particularmente à formação no ambito da canalização de forma a evitar que a tripulação faça as suas necessidades em sacos de plástico ou as lance para a Via Láctea.

Todavia, a experiência de “enviar um fax” com gravidade zero, deve ser simplesmente fantástica, já para não falar do facto de não haver salpicos nos glúteos!

Sem comentários: