segunda-feira, 9 de junho de 2008

Fim de Semana Lusitano

Após dois dias de existência junto à costa alentejana, posso concluir que não me importaria de lá ficar pelo menos mais um mês.

Foi um excelente fim-de-semana. Comecei com mais uma incursão pelo surf e o resultado foram apenas alguns (inesquecíveis e fantásticos) segundos com os calcantes em cima da prancha. Mas como diz o Jerónimo de Sousa: “A luta continua!”

Depois das investidas no surf foi tempo de futebol (mas ao futebol já lá iremos) e com a vitória de Portugal descobri uma nova forma de arte, cujas primeiras mostras estão a ter lugar em Vila Nova de Mil Fontes: os Ráteres.

Durante cerca de sete minutos, um grupo (constituído por três elementos, sendo que um não participava) realizou uma performance ininterrupta, na viril arte de executar Ráteres. Todavia, a “instalação” por pouco não terminava em pancadaria entre performers locais e alguns “espectadores”, ligeiramente irritados com o ruído excessivamente elevado que era propagado pelos canos de escape dos motociclos.

Voltando ao Futebol, a vitória de Portugal foi fantástica e a exibição espantosa. De tal forma espantosa, que fez com que comprasse um jornal desportivo no dia seguinte.

Todos nós sabemos que a escrita desportiva está repleta de figuras de estilo que tentam dar às palavras a emoção que elas merecem (sobretudo após uma vitória de Portugal), assim decidi partilhar convosco estas pérolas. Trata-se de uma pequena análise ao onze titular da Selecção, efectuada pelo jornal "A Bola".

Cá vai:

Ricardo: Esteve sempre muito seguro.
Paulo Ferreira: O menos vistoso mas eficiente.
Ricardo Carvalho: Muita Classe…de quem tem Classe.
Pepe:
Golo, Técnica, Raça e muita força.
Petit: A Parede que o “miolo” necessitava.
Bosingwa:
Praticamente intransponível.
João Moutinho:
Para ele o campo não tem limites.
Deco:
Pés de Veludo…Visão Universal. - Candidato ao Prémio Figura de Estilo (atribuído anualmente pela Federação Internacional de Figuras de Estilo)
Simão: Uma Broca a perfurar a defesa turca.
Ronaldo:
Despertar tardio, final empolgante.
Nuno Gomes:
Capitão traído pelo ferro maldito.

Sem comentários: