quarta-feira, 26 de março de 2008

Gregos de Raiva

Bem sabem que o futebol não é tema muito versado neste tão respeitoso espaço.
Porém, sou obrigado a trazer á vossa consideração algo que me inquieta bastante , e segundo uma crónica de um dos pensadores da nossa praça , dito jornalista de referência , terá dito qualquer coisa como, "...Futebol , muito mais que um jogo ..."
Pois é, a Grécia esse bicho papão que nos atormenta e que nos verga perante os olhares de todos por essa Europa fora. Para alguns um espanto , para outros indiferença , para nós portugueses a confirmação de um mau hábito , o hábito de perder.
Recentemente em conversa com amigos num jantar bem regado, foi falado a propósito deste assunto que na realidade e sem sombra de dúvidas que o Futebol é muito mais que um jogo. Estamos perante um cenário, um novo complexo, " GREGO " de seu nome, como se já não chegassem os que temos actualmente, que apareceu sem que ninguém se tivesse apercebido e com o largo consentimento de um Brasileiro.
Veja-se como tudo isto está integralmente ligado á vida dos Portugueses. Aparece o nosso Governo com a boa nova de redução do défice, o equilibrio das contas públicas , a baixa de impostos, esse milagre de Fátima , a economia prospéra ........ e tudo e tudo ........ e Zás , aparece o fantasma " Grego " e lá se vai a nossa auto-estima pelas ruas da amargura .
Creio que tal fenómeno só terá paralelo com o sucedido com a Hungria que , nos tão distantes anos 50 e após derrota com a Alemanha na final de um Campeonato do Mundo de Futebol, terá sido colocada á margem da Europa , tornando-se assim num país cinzento, de tal forma deprimido que, até bem pouco tempo e após sondagem de opinião á população , ficou latente que o acontecimento mais marcante para este povo foi aquela fatidíca tarde de Futebol.
Ora bem, é urgente agir!!!! É urgente protestar!!!!!! É urgente mudar!!!!!........ Sob pena de se verificar que daqui a alguns anos os nossos filhos não pensam que , Grécia , Gregos ou derivados....... seja algo bem pior que uma epidemia.

1 comentário:

Alcides disse...

Absolutamente surreal...Nunca a expressão Tragédia Grega fez tantos sentido!!