quarta-feira, 3 de junho de 2009

Ensaio sobre a Cegueira

Quatro anos e meio volvidos e o caso Casa Pia continua por terminar. A generalidade dos arguidos continua em liberdade, com excepção do pedófilo cujo advogado (o ilustre Dr. José Maria Martins) mais se parece com um personagem retirado da série os Sopranos, do que licenciado em Direito.

Em textos anteriores mencionei que a justiça de nada tem de amblíope. Neste caso particular, é absolutamente pornográfico o que passa. Seria determinante que num caso tão mediático quanto este, que envolve uma instituição como a Casa Pia, que a Justiça não tivesse dois pesos e duas medidas e as pessoas (peço desculpa pelo eufemismo) que causaram tanto mal a tantas crianças fossem responsabilizadas pelos seus actos. Crianças a quem foram feitas promessas de educação, conforto e só encontraram “colinho” dados por pervertidos.

Por um lado temos o cidadão comum (bem chamar cidadão comum ao Carlos Silvino é tão lisonjeiro como a Universidade de Oxford atribuir um doutoramento Honoris Causa a Sousa Cintra) e por outro lado as individualidades com nomes sonantes: Carlos Cruz, Hugo Marçal e o Embaixador Jorge Ritto e o comportamento da Justiça é tudo menos imparcial. Começando pelas medidas de coação a que foram sujeitos os arguidos. Escusado será dizer que o único que efectivamente está a pagar pelo que fez é o Sr. Bibi.

Confesso que não estou minimamente optimista relativamente à conclusão deste processo. Num futuro próximo, gostaria de me deparar com a notícia da condenação deste bando de criminosos.

Mas parece-me que nem no futuro…muito menos num futuro próximo.

3 comentários:

Vocas disse...

Amigo...AMEI o texto...

TuniKKa disse...

É o eterno problema, "quem paga é o mexilhão"!
Aquilo que me parece é que o
Carlitos Cruz e os referidos amigalhaços têm as costas protegidas por malta "grande" altamente metida no caso. Isto é, enterradinhos até às orelhas.

TC disse...

Meu caro,
Se fosses tu, já tudo tinha acabado, é que para a tua defesa tens um limite máximo de testemunhas, o tribunal não está para ouvir todas, neste processo já existam para cima de 100 depoimentos, mais do que o resultado de todo o processo, transparece a diferença entre a justiça para o povo e a existente para os poderosos.
Vergonhoso.