quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Paz













Neste frenesim Natalício, quando os sms's e mails se disparam mecanicamente (em que eu não sou excepção), quando a essência desta época é por todos conhecida mas não assimilada, aproveito o post do mano Alcides que deixa bem viva a subtil mensagem do que realmente importa. Paz.


Nestes dias, mas acima de tudo em todos os restantes do ano onde não há uma "obrigação" em nos lembrarmos (ou melhor, que acaba por ser um frenesim por parecer mal esquecermo-nos de alguém), que em vez de desejarmos um "Bom Natal" digamos algo que soe a "que estejas em paz".

Nem que seja através “daquele” sorriso contagioso ao sair da água.


Um Santo Natal, um "planeta" de sorrisos, muita paz para todos.






5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sergei, gostei de ler o seu post. Simples e sincero. Paz para si também.

(P.S.-o que faz o Sergei num blog partilhado com dois imbecis?)

Sergei disse...

Caro “Anónimo”:

Apraz-me que este post lhe tenha agradado, é realmente assim que penso e por isso o partilhei. Aquilo que eu não contava era que a mesma pessoa que tinha eventualmente sentido aquilo que eu pretendia transmitir, não estivesse no fundo em sintonia com quem eu sou e como penso. Já vai sendo hábito.

A essência do meu viver é contrária a este seu tipo de atitude, a de uma forma fácil criticar sem perceber realmente do que as coisas (neste caso O Coisas) tratam, da filosofia de pensamento que aqui flui, a de todos fazermos parte respeitando as partes, a de (tal como me deseja) querer paz… mas fazendo por isso.

Aceitando a forma como cada um é e como cada um expõe as suas ideias, percebe-se que o resultado é um todo tão bom pelas partes que o compõem, tal como em qualquer coisa que acredito ser válida para manter ou criar o equilíbrio e harmonia necessários para todos coexistirmos.

Penso que falo por todos se disser que por esse mesmo motivo aceitamos todos e não excluímos ninguém, simplesmente porque sabemos que os que não percebem isso acabam por se excluir a eles próprios. Nem que seja ao longo da vida.

Exclui-me do rótulo que endereça, somente por este meu post… basta ler alguns mais para perceber que a simplicidade em mim muitas vezes se manifesta de formas bem imbecis. Mas dado que imbecil é sinónimo de idiota, que a bem da verdade acaba por ser título atribuído a quem tem ideias, percebo agora que excluindo-me subtilmente me disse que eu sou um básico do pior. Já me vinham tentando transmitir isso no meu círculo de amigos, rag, mas agradeço que tenha sido anónima a denúncia pública.

Provavelmente estes comentários serão apagados em breve, dado que como muitas vezes sucede (infelizmente), o aceitar criticas se torna difícil de processar inteligentemente, gerando longas-metragens de discussões fúteis e vãs. Só me resta ter esperança que (caso volte a ler isto) encare a resposta numa perspectiva de gozo salutar, porque a melhor forma de levar a vida é mesmo essa. E como eu tenho este defeito de querer ver todos bem…

Para mim tudo assenta no oposto do que o caro “Anónimo” manifestou nos posts, quer em relação a mim, quer como o fez com os meus companheiros de viagem. Realmente assenta em Paz. Em Sinceridade. Mas para acompanhar em pleno a viagem basta estar munido simplesmente de abertura de pensamento. ;)

Mantenha o pensamento simples, é daí que provêm os sorrisos.

Alcides disse...

Absolutamente fantástico!Quase poético...

Anónimo disse...

Sergei, mais uma vez nos brinda com um bom post!!!
Quanto ao Alcides, parece que o estou a ver aos saltinhos, todo contentinho com ele próprio...
Já o Spil, "apagou-me" sumariamente. Paciência.
Quem sabe, vão aprendendo algo consigo? Há sempre esperança ;-)
Os comentários serem aceites automaticamente, acho um erro pois se o blog é vosso, deve constar nele somente aquilo que aprovarem, seja comentários maledicentes, como os meus, ou correntes de concordância que por vezes até enjoam.
Compreendo que tudo isto vá desaparecer. O meu e vosso objectivos já foram alcançados, por isso assim seja.
Felicidades para os três.

Anónimo disse...

Ah, e esqueci de dizer, não sou "anónimo", sou "anónima".
Não sou ignorante, talvez um pouco intolerante, mas ignorante é que não.
:-)