segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Georgios Kyriacos Panayiotou

É Natal…Iluminam-se as ruas, ecoam nas ruas os cânticos de Natal e o George Michael reaparece nas rádios. Não porque perpetrou mais um escândalo sexual num qualquer lavabo americano, mas porque compôs uma cantiga intemporal: “Last Christmas”. Atrevo-me a dizer que esta música está para as músicas de Natal como o “Sozinho em Casa” está para as noites de consoada.

É uma época repleta de hipocrisia, em que subitamente há um interesse sobre aquelas pessoas que dormem na rua (negligenciadas durante 364 dias) e o consumismo aumenta substancialmente. As notícias repetitivas que contabilizam o número de sms’s enviados, em detrimento do tradicional postal, escrito à mão, assolam os telejornais.

Os comerciantes antecipam os saldos de Janeiro, aumentando o endividamento familiar com a aquisição de consolas, telemóveis, ipods e outros gadgets, cujo pagamento pode ser feito em suaves prestações, com créditos com taxas de juros bastante competitivas…na ordem dos 30%.

Esquece-se que mês de Janeiro tem 31 dias e a chegada do fim mês é uma miragem…mas não faz mal porque sobram sempre Mon-Cherris e Ferreros Rocher.

Não me interpretem mal, pois gosto imenso do Natal. Gosto de ver a minha sobrinha sorrir com a história do Pai Natal (desconhecendo que o senhor já é sénior e devia estar a descansar, mas em tempos de crise um part-time dá sempre jeito) e gosto do seu entusiasmo no momento da abertura dos presentes.

O meu Pai Natal é um tipo chamado Luís, que mora em Almada, faz tiro-com-arco e trabalha no Bad Bones, ali no Bairro Alto…e “deu-me” o meu presente há cerca de duas semanas. Demorou quase duas horas a faze-la.

Termino estas linhas desejando aos três leitores do Coisas Simples um Natal cheio de bombons Lindt, que são os melhores.




* - para os que ficam a pensar no título deste texto, adianto-vos que é o verdadeiro nome senhor gosta de amar nos WC.

3 comentários:

Anónimo disse...

O q fizeste doido?
Mais uma para a tua coleção??
Já estive mais longe, mas confesso a parte da "tortura" não acho muito simpático!
Olha, Feliz Natal :)
Beijinhos
Bu

Vocas disse...

"Amigo"... o Natal é outra coisa...luzes, músicas, sorrisos e elos que inevitavelmente ligam as pessoas e que, como por magia, se sentem mais fortes com as luzes...
continuo à espera de te voltar a ver...e conversar sobre o pai natal, a tua sobrinha, o luís e tudo o mais...
Beijos e Boas Festas!

Alcides disse...

Ah o Natal é isso...?:-)
Fiz uma más cara polinésia Bu...beijos