quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Patetices...

Ele há tradições perfeitamente patetas.

Que tal proporcionarmos a um grupo indeterminado de crianças a possibilidade, de durante um dia, poderem desfrutar das vivências de um viciado em nicotina?

Nada melhor como ter no organismo de uma criança, ainda que por um dia, substancias como a nicotina, o alcatrão, o monóxido de carbono e toda a uma panóplia de agentes cancerígenos que a bem de uma tradição perfeitamente pateta, podem ser consumidos a um ritmo vertiginoso. Acho que deviam também oferecer uns whiskys e umas cervejas aos míudos, para apreciarem como deve ser esta experiência única e saudável.

Existem relatos (do autarca da pequena localidade) que dá conta de crianças com menos de cinco anos que, por estes dias, têm autorização para fumar. Mas neste caso, como ainda estão em fase de crescimento, “o mal... é menor”.

De maneira alguma quero que pensem que estou a ser retrógrado, mas o Tabaco mata e mata muito. Tive a oportunidade de ver um miúdo que mostrava orgulhosamente um maço de Camel quase vazio e que dizia, brioso, que o tinha comprado há cerca de uma hora. Todavia, a imagem que mais me marcou, foi a de uma senhora, no alto dos seus sessenta anos, a dar lume a uma criança.

Cara Senhora (porque sei que esta senhora é leitora deste blog) eis algumas doenças que matam fumadores, que muito provavelmente começaram a fumar por alturas das comemorações da Festa dos Reis em Vale Salgueiro: cancro dos pulmões, da laringe, da boca e também do esófago.

Mas talvez, na idílica localidade de Vale Salgueiro, da mesma forma que dão tabaco às crianças, talvez pensem que o Cancro pode ser curado com Aspegic. Lamento informar-vos, mas o Aspegic serve para dores de cabeça, constipações e afins e quem tem cancro normalmente…morre.

Mas como a tradição já não é o que era, pode ser que qualquer dia tenhamos uma festa que incentive a contaminação do HIV…a bem da preservação da Tradição é claro!

Sem comentários: