sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A Margem Certa

Com o apuramento de Portugal para o Europeu de Futebol do próximo ano, é tempo de falar de Futebol.

Houve um Ministro que lhe chamou Deserto. Mas de certeza que não viu o jogo Portugal-Inglaterra no Mundial de 1986. A Margem Sul é provavelmente um dos maiores viveiros, no que respeita a grandes estrelas de futebol. Ou pelo menos era…

Nesse inesquecível jogo, a jogada que deu origem ao golo teve quatro intervenientes: três deles da Margem Sul e (espante-se!) dois deles da Moita. A bola passou pelo guarda-redes Bento, do Barreiro, Álvaro Magalhães, natural de Cambres, Diamantino, natural da Moita e Carlos Manuel, o autor do golo, também ele natural da Moita.

Esta situação coloca a Moita na rota dos grandes nomes do Futebol Mundial: Maradona: Villa Fiorito; Pele: Três Corações; Johan Cruijff: Amesterdão: Diamantino e Carlos Manuel: Moita.

Por norma, cada localidade, em cada duas gerações, tem uma estrela de Futebol, mas a Moita na mesma geração teve dois astros do futebol.

Se o Mister Scolari tivesse feito uma prospecção pela panóplia de jogadores que abundam na Margem Sul do Tejo e se tivesse disponibilidade para passar no parque da Moita para ver um jogo de futebol da malta, talvez não teria tantos problemas na qualificação.

Fica o vídeo do resumo do jogo de Portugal no Mundial de 1986 (o golo acontece perto dos 80 min), contra a poderosa Inglaterra. Reza a historia que nesse dia o Padre Fernando andava de bandeira aos ombros, abraçado a dois bêbedos.

1 comentário:

João Tomaz disse...

Este vídeo tem várias coisas interessantes:
- A forma inigualável como o Bento se saía nos cruzamentos
- A jogado do golo com o passe até ao meio-campo do Bento, o nó do Diamantino e o golo de pé esquerdo (!!!) do Carlos Manuel
- A jogada do Futre e o penalti não assinalado com o mítico Gabriel Alves a dizer que foi um bom corte
- A imagem do árbitro antes do jogo começar a fazer o gesto de "dois" antes do jogo, sendo que aquele gesto, para os ingleses, significa "Up yours"