quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Big Brother

A informação é controlada e não podemos fazer nada em relação a isso. Existe uma bigbrotherização de todos os mecanismos de comunicação existentes.

Há dias numa troca de mensagens por telemóvel, aconteceu algo que considerei inesperado.

Segundos após de ter pressionado a tecla para Enviar o SMS, recebo uma mensagem de texto da TMN com (mais ou menos) as seguintes palavras: “Erro de sintaxe. O texto que enviou contem erros. Verifique e envie novamente”. Li e reli (incrédulo) a mensagem que acabara de receber. Pensei: será que esta operadora móvel tem um serviço de correcção ortográfica, que desconheço, que controla mensagens de texto que contenham erros? Será que o governo está empenhado em contribuir para uma redução nos erros ortográficos - e no Meu caso particular, de Sintaxe – da população? Progredimos em direcção a uma sociedade que não nos deixa dar erros ortográficos, mas que permite crimes de colarinho branco?

Intrigado, ligo para a operadora e questiono o motivo desta mensagem tão inusitada, alegando que era uma total invasão da privacidade do cliente e que me indicassem qual a melhor forma para registar uma reclamação. Por esta altura, o assistente não só estava a pensar que eu não tinha vida própria, pelo teor do meu contacto, como também exasperava sem respostas objectivas…Questionei-o sobre a legitimidade da TMN em corrigir os meus textos e afirmei que se me desse na real gana escrevia mensagens de trás para a frente ou com K’s e X’s e que mesmo assim não nada poderiam fazer. O assistente continuava desesperado e eu depois de um dia de trabalho estava sem a mínima paciência para ouvir aquela cassete e acabei por desligar sem uma resposta digna desse nome.

A minha teoria é: como não se consegue manter os nossos alunos nas escolas até completarem a escolaridade mínima, engendra-se uma estratégia pedagógica invasiva controlando e corrigindo o conteúdo das mensagens enviadas…

Rebuscado, mas pode ser que resulte.

Por descargo de consciência, acedi às mensagens enviadas e consultei o SMS que havia enviado não encontrando qualquer erro.

7 comentários:

Anónimo disse...

será que o operador sabe o que é um erro de sintaxe? ou não teve uma resposta objectiva por não saber do que se trata?

Anónimo disse...

andas a enviar mensagens com conteúdos menos próprios, depois é o que dá, a TMN não aceita caracteres obscenos, e mais... sabem tudo sobre ti! Cuidado com o que escreves.

TuniKKa disse...

Estarás sob escuta telefónica? lol

David disse...

Só uma questão:
a mensagem que enviaste chegou ao destino?

Alcides disse...

Anónimos:tlavez o assistente não soubesse o que era sintaxe, pois a sua semantica era periclitante...e o conteúdo da mensagem era inocente:-)

TunniKKa: acho que não mereço essa honra:-)

David: Inicialmente a mensagem não foi enviada, mas depois, exactamente com as mesmas palavras ela lá seguiu em direcção ao seu destinatário...

Anónimo disse...

isso quer dizer que ha quem leia os nossos sms sem ser a pessoa a quem se destinam??????!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Montargil is reading you :)