quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Sonho

Hoje é um novo dia. Para o Mundo e sobretudo para os Estados Unidos da América. O sonho do Dr. Martin Luther King tornou-se realidade. E sem dúvida, a acontecer, teria que ser necessariamente na América.

O caminho que Barack Obama tem pela frente é dificil e por vezes irá tornar-se tortuoso, mas a esperança que ele emana atravessa fronteiras e a identificação com um Homem que tem uma visão magnânima sobre o Mundo unifica-os enquanto habitantes desta “Aldeia Global”.

Não posso deixar de escrever sobre o facto de ser Negro (Mestiço; Afro-Americano) o próximo Presidente dos Estados Unidos, num país e num mundo cercado pelo preconceito. Porém, apesar de ser um crítico dos americanos, julgo terem votado no Homem e nas ideias de Barack Obama.

Mccain nunca foi um adversário à altura de Obama e isso foi expressado na votação, mas gostei imenso do seu discurso no sentido de unificar a América e congratular a perseverança do seu oponente.

Terminam assim oito anos de uma má administração, oito anos de uma política internacional belicista, de total desinteresse pelas causas ambientais em detrimento das causas capitalistas. Mas, efectivamente, terminou.

Estou esperançado, estou optimista, mas ciente da estrutura governamental americana e dos meandros da Casa Branca. Não será um mandato fácil, mas terá um presidente que traz Mudança e ideias novas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Sim, senhor! Gostei do texto deste post, Alcides! ;)

Citando Bowie, "Ch-ch-changes...", ou os Gift, "Change your mind, Change your life, Change the change, Change the chances", afinal é possível! :)

Obaaaama! Obaaaama!
Obama lá nas altuuuuras! :oD

Good luck, Mr. President!

Ass.: Starg@zer

Sergei disse...

Apoiado.

Desta vez falaram mais alto os valores do ser Humano, sobrepondo-se aos preconceitos e aparências. May the winds of wisdom blow throughout his path.

PS: A mudança estava iminente, Clinton ficaria negro se o namorado da Mónica o apanhasse na rua, Bush Jr. ficaria negro se o povo o apanhasse na rua… :)

Anónimo disse...

Sabia q irias escrever sobre as eleição de Obama :) É claramente um ponto de viragem na Politica Americana e Mundial, pois abre-se um novo ciclo. Um ciclo de mudança, de igualdade, de regeneração!!

É um momento histórico para os EUA e para todos nós. Um Afro-Americano, que lutou, que luta arduamente por ideais (já muitos esquecidos neste novo Mundo), que apela à unificação dos Povos e que transmite credibilidade! Um grande Bem Haja a este Homem que acredita!

Tal como tu, estou muito feliz com aquilo que esta eleição representa para todos nós. Estou mais esperançosa, mais optimista e mais confiante num Mundo Melhor.

Hoje sim, seria um orgulho ser Americana, Democrata e Pró Obama.

Ao trabalho Obaaaa!

Beijos
Bubu

David disse...

Afinal a teoria de que as pessoas indicavam uma opção quando contactados para as estatísticas e outra à boca das urnas confirmou-se, mas ao contrário!

Acho que alguns, para que não julgassem que estavam a votar num negro, diziam-se McCain. Mas na altura do voto...Obama!

Anónimo disse...

Realmente a vitória de Obama, não só é para os Estados Unidos mas como para o mundo também. A sua eleição mostra uma nova disposição americana de conversar com o mundo em vez de impor sua vontade sobre ele.

A vitória deste Homem foi um salto na marcha em direcção à igualdade, tendo em conta que à muitos anos atrás em certas partes dos Estados Unidos, os negros não podiam sequer votar, e muitos foram aqueles que ao tentarem exprimir a sua simples vontade e desejo foram mortos. Por isso podemos dizer o quão longe este país viajou.

Se um país tão preconceituoso como os Estados Unidos conseguiu evoluir, que tal todos olharmos para o seu exemplo e evoluir, nem que seja um pouco… nas coisas mais simples…

Beijos

Anónimo disse...

A eleição de Obama é um marco histórico!Tão importante como abolição da escravatura,como o fim da segregação racial...uma mudança de mentalidades para chegar à mais básica conclusão:O homem vale pelas suas palavras,ideias, carácter,inteligência e não pela côr da pele...Ainda há menos de 50 anos Martin Luther King pedia«um boletim de voto»hoje,deram-lhe um Presidente.Grande Luther King!Hoje teria muito orgulho de barack Obama!
Estou feliz pelo povo americano.Conseguiram ver mais do que um negro,elegeram o mais capaz,o que lhes traz esperança...votaram no homem e nas suas idéias,e isso é uma forte mensagem de que estamos no princípio do fim de muitos preconceitos!
Espero que o deixem trabalhar,que não o asssassinem tanto fisicamente,como políticamente...
Vamos às mudanças para um Mundo melhor!

Ass:Lino Estrela

Alcides disse...

Palavras para quê..?sublinho a ideia dos americanos terem colocado o tema "cor" em segundo plano e votarem pelas ideias..e a frase acerca do Martin Luther King é absolutamente fantástica..mas vamos esperar..porque as expectativas são elevadíssimas..

Anónimo disse...

Só me apraz dizer: Yes we can!