segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Diário de Maria em Alta Definição

“A revolução não será televisionada" disse Gil Scott-Heron, eu Alcides Estrela digo, “A estupidificação será televisionada…e em horário nobre.” Refiro-me, obviamente, ao programa Toda a Verdade.

Se pensávamos que o lixo televisivo tinha atingido o seu ponto mais elevado com os programas de voyeurismo em massa como os Big Brothers, nas suas mais variadas versões, eis que chega um programa que pretende elevar ainda mais os níveis de imbecilidade que a Televisão pode proporcionar.

As estações televisivas vivem de audiências e nada como ouvirmos ilustres desconhecidos, a troco dinheiro, confessarem a ausência de princípios, valores e referências. É triste ver pessoas confessarem coisas absolutamente absurdas a troco de dinheiro. Estarão assim tão desesperadas? Será um objectivo pessoal aparecer na Televisão e ter os famosos 15 minutos de fama (ainda que através de confissões de violência doméstica, entre outras coisas)?

Houve um programa que teve 1.2 Milhões de telespectadores! O tal do homem de Gondomar que aldrabava os clientes do seu estabelecimento comercial, com uma balança duvidosa.

É o ópio do povo. O nosso Diário de Maria em Alta Definição.

Acho que chegámos a um ponto em qualquer dia teremos um programa, também em horário nobre, onde se aprende a roubar, a matar, a enganar as autoridades, a fugir ao fisco, a ser corrupto, a abusar sexualmente menores…

Chego à conclusão que esse programa já existe…Chama-se Telejornal.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tens tanta razão, pergunto-me se o Homem não estará entre os mamíferos em vias de extinção?
beijos
Paula O.

David disse...

A semelhança com os criadores de gado bovino, alimentado a rações à base de carnes de bovino, é enorme. Faz mal? Faz! Mas, é lucrativo!

Programas culturais vs entretenimento (deprimente):

Vertente económica - Os programas culturais têm de ser elaborados por pessoas cultas com caches elevados. Fica muito mais barato contratar um apresentador medíocre e fazer o programa à custa dos pategos.

Vertente social - As pessoas ficam deprimidas quando confrontadas com a sua ENORME ignorância. Mas, ficam altamente moralizados quando vêm que vão à televisão pessoas ainda mais ignorantes.

Atenção com a expressão “vão à televisão”. Ainda está instituído que ir à televisão é algo grande.
Só um reparo: O emplastro já teve mais direito de antena que muita gente realmente importante.

É este o povo que temos!

Alcides disse...

Concordo na forma e no género, mas o mais grave é que muitos deste pategos tornam-se "famosos" à conta de aparições publicas desprovidas de qualquer coisa!

Anónimo disse...

Programas como o "Momento da Verdade" espelham a realidade portuguesa na sua maioria."Omnívoros televisivos":)é o nome que atribuo.Tudo que aparece á frente marcha,desde que seja para saber os "podres"do(s)indivíduo(os).É a informação desprovida de conteúdo e com mensagens clichê...
Mas a opcção de escolha está ao alcance de um clic no comando...

Abraçinho meu Alcides Estrela :)

O * mais velho:)

Anónimo disse...

*Correcção:Não é (á) é (à)só p saberes:)EH EH EH