sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Negligência Médica

Errar é humano…Se não fosse assim, não teriam inventado o lápis com a borracha numa das extremidades. E a Vodafone errou, mas atempadamente, reconsiderou e manteve mais uma cliente.

Passou-se com a minha Bicha. O telemóvel da minha Bicha teve um AVC, que lhe deixou com severas debilidades no lobo occipital, responsável pela apresentação das imagens no visor do enfermo aparelho. Dadas as incapacidades do paciente electrónico, em funcionar convenientemente, a minha Bicha (deveras preocupada) ligou para o neurocirurgião das telecomunicações, reportando o acidente e a gravidade do mesmo, pelo que foi convidada a passar numa das suas clínicas, de forma a discutirem a seriedade da lesão e acertarem pormenores, que dizem respeito uma coisa tão insignificante como o… dinheiro.

De salientar que o paciente, gozava de Seguro de Saúde, pois estava dentro da Garantia. Posto isto, a minha Bicha, preocupada com o bem-estar do pequeno Nokia, chamemos-lhe assim, dirige-se às instalações da Vodafone no Parque da Nações e interna o rapazote. Sem demoras, apresentam-lhe a factura: 70 Eur! Alegaram que tais lesões estão incluídas nas Exclusões (!!!) do seguro.

Mas era tarde e a situação pedia uma resolução urgente, pelo que o deixou na clínica. Porém, como na medicina e em tudo é sempre bom ouvir uma segunda opinião, no dia seguinte a minha Bicha falou com uma figura já recorrente deste pequeno espaço cibernético: Su Pinto de seu nome, que em boa hora a aconselhou em ir buscar o pequeno Nokia à clínica e leva-lo a ver outros especialistas.

No dia seguinte, a minha Bicha fez o contacto e disse que ia buscar o rapazote porque existiam outras clínicas que por um valor mais reduzido, executavam a mesma cirurgia, ao que eles assentiram, com alguma relutância. Minutos depois, a Vodafone contactou a minha Bicha, a comunicar que não só teriam todo o gosto em realizar a operação como iriam fazê-lo de forma completamente gratuita, pois o Seguro de Saúde - entenda-se Garantia - cobre este tipo de lesões, em situações excepcionais.

Acabo de falar com a minha Bicha, a operação correu bem e o pequeno Nokia tem alta hoje... mas este é o estado da Saúde em Portugal.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bela analogia da realidade de factos reais e em campos tão diferentes mas ao mesmo tempo iguais...Seres humanos e máquinas:)...Melhor é impossivel:)Tudo o que o homem faz(ou quase tudo)é à sua semelhança.Abraço bro.O 40