sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pedagogia

A profissão de professor é talvez das profissões com maior impacto na sociedade. Se pensarmos que estes docentes são responsáveis pelos Homens e Mulheres do amanhã, o seu papel torna-se ainda mais preponderante.

Os professores são responsáveis pela transmissão/ensino de conhecimentos, sendo que para tal, o exercício deste mester requer qualificações académicas, pedagógicas e a meu ver pessoais. Bem… isto em teoria.

A (dura) realidade tem sempre a capacidade de nos dizer que toda a regra tem a sua excepção.

Um professor de Música de da escola básica Mem Ramires, em Santarém, foi condenado, no passado dia 21 de Maio a uma multa de mil euros pela prática de um crime de injúrias. Bom, todos nós sabemos que por vezes a imprensa tem tendência a empolar as notícias e muitas vezes é acusada de sensacionalismo e a inexperiência deste docente (26 anos de carreira!!) pode levar a conclusões mais precipitadas.

“Entra lá, ó preto!”. Disse ele.

Todos nós sabemos que um professor deve ter um sem número de requisitos pessoais e profissionais, como: capacidade de descriminar racialmente alunos, difamar, injuriar, enxovalhar, denegrir (neste ele foi extremamente acutilante) desonrar, maltratar. Só com estes predicados o futuro estará assegurado.

Se fosse eu respondia: “Não sou preto, sou castanho!” e tirava-lhe a língua de fora.

Sinceramente….

Sem comentários: