quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Questões

Deveriam os médicos ter uma posição de relevo na legislação sobre a Eutanásia? Deverá o Juramento de Hipócrates ter ressalvas? Até que ponto é legítimo a Lei/Estado interferir na vontade de um ser humano? Deverá Eutanásia ser sinónimo de suicídio? (pessoalmente acho que não, porque senão teremos que considerar que masturbação é o mesmo que ter uma relação sexual, quando sabemos que na verdade são coisas bem distintas).

Ora, se a constituição diz que Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária, parece-me bastante claro que devemos ter a possibilidade de conferir essa dignidade às pessoas, tanto na vida como na Morte.

Bem sei que existem actualmente serviços paliativos que podem possibilitar uma melhor qualidade de vida do doente terminal, mas e se for da vontade do doente, optar por terminar com a sua vida?

As necessidades de um doente em estado terminal, muitas vezes isolado pela sociedade, aumentam as carências no que respeita a cuidados de conforto que promovam a qualidade de vida física, intelectual e emocional sem descurar a vertente familiar e social.

Deveremos continuar incentivar à decadência física e psíquica desse mesmo doente quando a sua vontade, ou dos seus familiares é por cobro ao sofrimento?

São apenas algumas (das muitas) questões que me vou perguntando…

3 comentários:

Onze_05 disse...

Caro CHido.. axoncelho os teus leitores a verem o filme "million dolar baby".. e claro que só posso concordar contigo. Ser um "vegetal" não é propriamente a existência que se deva ter. Mais quando são as máquinas a manter esse ser humano vivo. Abreijos

TuniKKa disse...

Este, é um assunto sobre o qual não consigo, ainda, ter uma posição
sólida. A minha racionalidade e emotividade atropelam-me, os prós e contras atropelam-se. Assunto delicadissimo!!!!
Quanto à masturbação e relações sexuais ESTÁ DE CARAS. Até os animaizinhos concordariam se pudessem falar. Ou será que não se masturbam?

Anónimo disse...

"Mar Adentro" com Javier Bardem, diz tudo, para mim!
A favor, sem medos, e com consciência e parâmetros definidos.
Bom FDS
Bu