sábado, 13 de novembro de 2010

A revolta da castanha

Ela acordou possessa no meio da secção das frutas e legumes. Espreitando à volta viu as suas irmãs com ar de conformadas. Olhou para cima para a tabuleta e resmungou entre cascas:

- “Castanha. Simplesmente castanha, onde é que já se viu?”

Todos os outros habitantes pareciam escapar ilesos, além de serem alheios ao seu tormento de ter nome básico. Até as nozes espanholas à sua frente pareciam adivinhar-lhe os pensamentos, como se aproveitassem a época para lhe atirarem superiormente um:

- “Noz-otros somos mejores”

Sentiu-se injustiçada pela sua denominação directa, e decidiu que mesmo sendo a favor do ambiente este ano teria de fazer a diferença:

- “Este ano todos irão perceber a minha insatisfação, pode ser que depois me passem a chamar delgada ou formosa. Hei-de evidenciar o meu desagrado com a questão, mesmo que para isso tenha de afectar o buraco na camada de ozono”

Mas a castanha não sabia que delgada era já nome do coração de uma ilha e formosa a de uma ria, o que complicaria a justificação para a origem do seu nome e traria complicações acrescidas.

Foi então que as portas se abriram, pessoas com ar de jeropiga apressaram-se na sua direcção. Sentiu mãos a remexerem tudo ali ao lado enquanto as suas irmãs se deixavam ir sorridentes, felizes por terem sido seleccionadas à primeira no casting.

- “Ingénuas, não percebem o que está aqui em jogo. Mas eu farei a diferença, em memória de todas. Todos sentirão no ar o meu desagrado, e falar-se-á nas notícias como se de um ataque terrorista se tratasse.”

Embrenhada nestes pensamentos, segurou no megafone para um dia mais tarde o seu grito de revolta ser bem audível, e foi-se chegando para ser uma das eleitas… a vingança seria terrível…



No espírito do S. Martinho, aproveitem para partilhar e saborear os bons momentos. Mas se virem uma castanha com a casca aparentando o aspecto de uma sobrancelha franzida, desconfiem. E pelo sim pelo não digam só que elas estão maravilhosas e mesmo muito boas. Pode ser que se safem. ;)


PS: Segundo o sindicato das rosas e das violetas estão a ser equacionadas acções de reivindicação para breve, apesar das rosas terem já admitido publicamente que no caso delas por mais que piquem seja difícil verem alterada a sua designação. O sindicato das laranjas contam a partir do próximo mês avançar com uma redução de açúcares, como forma de protesto.

2 comentários:

Alcides disse...

Diz-se também que os pepinos se sentem injustiçados pelo facto de serem vistos não como um alimento mas sim como um objecto fálico...Corre a informação, não-oficial, que estão a reunir assinaturas para uma cirurgia estética...

David disse...

"(...)Todos sentirão no ar o meu desagrado(...)"

Parece-me que não é só esta castanha que quer mostrar o seu desagrado. Acho que todas o fazem e sempre pela via aérea.