sexta-feira, 18 de junho de 2010

Coisas que ando a ler

Há dias comprei um livro chamado Vitalogy. Trata-se exactamente do livro que esteve na origem do álbum dos Pearl Jam. Comprei-o na sequência de um artigo do jornal I.

Acho o livro genial, dentro do género. Pequeno parêntesis: Esta expressão é adequada para um sem número de situações: “Ela é bonita, dentro do género.” (é horrível); “A comida estava boa, dentro do género” (intragável); “A roupa é gira, dentro do género.” (parece um palhaço). Parêntesis fechado.

De volta ao livro, escrito em 1899 por E. H. Ruddock, trata-se de “uma enciclopédia sobre a saúde e o lar”, que desde o inicio nada tem de normal. Tem um pequeno índex/glossário, com a definição de alguns termos como:

Medir – Exactidão em decifrar proporções
Tempo – Capacidade de recordar acontecimentos
Individualidade – Ser observador próximo ou não.

O autor diz-nos também que Como o livro deve ser lido. Começa-se pela página 54: Bebidas Alcoólicas.

Mas para vos ilustrar a genialidade deste livro, dentro do género, deixo-vos algumas passagens:

Prevenir a queda de cabelo: faça uma decocção forte de casca de carvalho branco e use-a à vontade. É melhor usar pouco de cada vez e faze-la de fresco todos os quinze dias.

(…) As seguintes regras devem ser cuidadosamente estudadas e tidas em mente:

Duas pessoas com compleições e temperamentos semelhantes não deverão nunca casar-se. Se o fizerem será malogro garantido.

Duas pessoas altas e magras ou duas pessoas baixas e gordas não se devem casar.

Um homem não deve casar com uma mulher repressora, caprichosa ou adoentada ou que ralha com os seus irmãos mais novos.

As pessoas nunca deviam ir a um banquete excepto em situações óbvias; de outra forma prejudicam a saúde e reduzem a esperança média de vida. Como regra, as pessoas deviam dormir em camas separadas. É muito mais saudável.

É um livro divertido, dentro do género.

Sem comentários: