quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Terraço Social

Estamos numa era em que as relações quotidianas, sejam elas pessoais, profissionais ou familiares, se regem cada vez mais pelas chamadas Redes Sociais, onde encontramos á cabeça os Facebook´s, Twitter’s, HI5 e outros. Como tal, não podia deixar de lançar a minha visão sobre este fenómeno em analogia a um outro do qual partilho muito mais a minha simpatia….a Amizade.
A bem da verdade todos nós de uma maneira ou de outra já não conseguimos ficar indiferentes a tal Religião ou Seita, se assim quisermos caricaturar a coisa. É ver as fotos, os comentários, os convites, as poses sexy. Enfim um conjunto vasto de argumentos que fazem de nós uns verdadeiros guerreiros sociais, munidos das mais sofisticadas armas verbais e visuais, quais “Ninjas de Shaolin”, na incessante busca do maior número de “Amigos”. É fácil ouvirmos numa qualquer conversa de café… - “…ena pá já adicionei o Cristiano Ronaldo á minha rede…” ou então, “…fogo pá, não tenho tido tempo nenhum para actualizar a minha página…”. Frases como estas ou semelhantes são o espelho de uma nova dinâmica social fortemente implementada que, em toda a sua plenitude quase que nos obrigam a acompanhar a locomotiva impulsionadora de toda esta realidade. Sendo por isso obrigatório a nossa participação sob pena dos nos sentirmos completamente marginalizados quando por exemplo ouves ou falam expressões do género, - “…Meu, já jogaste o Laying Down Game? É pá….bué da fixe...”. Irra esta gente inventa cada coisa…
Em contrapartida a toda esta singular vivência, vejo-me ainda num patamar um pouco mais terra a terra. Cultivo as minhas amizades na base mais rudimentar e tradicional que o ser humano criou. Alimento os laços dessa minha Rede Social com um conjunto de argumentos e métodos em tudo diferentes, nem melhores nem piores aos anteriormente descritos, simplesmente diferentes. Na sua forma, na sua finalidade na sua concretização.
Por esta minha maneira de ser e de estar na vida, e relembrando um pouco o que foi a minha convivência na Urbe de Lisboa, fui periodicamente criando um hábito de convívio salutar. Os jantares no “Terraço de São Bento” para quem já teve a oportunidade de estar presente, testemunhou uma animada e interacção social, por vezes louca confesso, de um grupo de amigos que faz da palavra amizade atingir proporções verdadeiramente assinaláveis.
Assim, foi nesta mesma dinâmica e vontade pessoal que tive a oportunidade de receber no “Terraço de São Bento” num passado recente um grupo de “Amigos Moiteiros” dos quais devo dizer, embora não ligados a mim directamente mas sim ao meu irmão Conguito, encheram-me de enorme alegria com a sua presença. Recorro da minha memória com alguma frequência a esse dia. Através dele vejo e cada vez mais me convenço que é por estes momentos e semelhantes situações que a palavra Amizade ganha outros contornos fortemente reais e nunca virtuais. Estou convicto de que hoje poderei dizer abertamente que me tornei ainda mais amigo daquele grupo de pessoas. Não só pelas conversas, pelos risos e gargalhadas estridentes. Não só por um deles mas sim por todos, até mesmo pela franja da Susana :-) ……a partilha e o estar neste verdadeiro contexto social, criou e deu á minha Rede Social uma nova mais-valia. Não foi preciso adicionar ninguém, actualizar páginas, mandar Smiles, pois a socialização com base na presença física é e sempre será a nossa maior conquista. Embora possa parecer tardio, obrigado a todos pela vossa presença no meu TERRAÇO SOCIAL.

6 comentários:

Anónimo disse...

Vesgarolho do meu coração,obrigada pelo privilégio de ter sido a única pessoa mencionada neste texto maravilhoso. Adoro a forma como escreves e como conseguiste transmitir o que sentes e a capacidade que tiveste de fazer com que eu me sinta uma pessoa especial... Também tu és especial, já fazes parte de nós. Obrigada pelo jantar maravilhoso que nos proporcionaste e o carinho com que nos recebeste. Gosto de ti.SU ( a gaja da franja)

Alcides disse...

Uma autêntica celebração um dos mais importantes aspectos da minha vida: A Amizade e os verdadeiros Amigos...A familia que nós escolhemos.

David disse...

Mais um grande momento de partilha de amizade.

Momento esse que ficará registado nas nossas memórias, já que em fotos... :-)

(estou a pensar adoptar esse método. Fotografo tudo e depois...formato o cartão!)

Anónimo disse...

Por favor ....quero formação em matéria digital, máquinas fotográficas e afins!!!!!

Anónimo disse...

Hello! possivelmente tarde, mas também faço parte daquela minoria que não actaliza lá mtas vezes o facebook, a leitura de blogs (aliás, só visito este... heehee) e afins. Mas não podia deixar de expressar o meu agradecimento a ti por nos teres recebido maravilhosamente na tua não menos maravilhosa habitação, mas acima de tudo por existirem e pela benece de vos ter como amigos! Adoro-vos tanto que só me apetece chorar! haahaa biju gigantes váaaa da Li

TuniKKa disse...

Olá Alcides
Há muito que eu não aparecia por estas bandas e vim ao Interregnos registar uma salva de palmas dedicada a alguém que muito admiro pela sua coragem. Depois, dei um saltinho ao Coisas Simples e, como sempre, adorei ler-te. Hoje estou umas mãos largas (ehehe)uma salva de palmas tb para ti...e amigos.