sexta-feira, 23 de maio de 2008

O termo Vira-casaca

O termo Vira-casaca, designa alguém que de um momento para o outro ou após um período de reflexão, mudou de opinião relativamente a algo ou alguém. Normalmente estas mudanças são de tal forma espantosas que acabam por nos assustar. Os Vira Casacas podem ser encontrados nos mais diversos quadrantes da sociedade: da religião à politica, passando pelo desporto e acabando na orientação sexual.

Normalmente os casos mais mediáticos estão ligados ao desporto (mais particularmente o futebol) e à orientação sexual, por serem assuntos que estão mais acessíveis às massas. Temos o caso do Figo, quando mudou do Barcelona para o Real de Madrid e o caso de George Michael que nos anos 80 era o ídolo das meninas e que nos 90 assume a sua homossexualidade.

Em termos políticos temos um caso de Vira-Casaquismo bem recente: Freitas do Amaral, um dos fundadores do CDS assumiu o cargo de Ministro dos Negócios num governo PS, valendo-lhe o envio do seu retrato para a sede do PS, no Largo do Carmo.

Mas o motivo que me leva a escrever sobre este sindroma, resulta da leitura de uma notícia que informa que o senador da Virgínia Ocidental, Robert C. Byrd, de 91 anos apoia o candidato democrata Barack Obama, nas presidenciais americanas. Bom, até aqui tudo bem…Não fosse o historial deste político. Acontece que o ilustre Robert C. Byrd, na sua juventude, foi membro da Ku-Klux-Klan e já como eleito político, combateu a integração dos negros no exército ("nunca combaterei com um negro ao meu lado", disse, na altura), por fim, votou contra as leis dos Direitos Cívicos.

Actualmente apoia um preto. Curioso no mínimo.

Esta situação faz-nos ficar esperançosos no facto de José Pinto Coelho (lider do PNR) algum dia fazer trabalho de voluntariado no Gabinete de Apoio à Emigração.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mto bom...Com sentido de humor!!!
É o que mais anda por aí...Bjs

Anónimo disse...

Vira-casacas igual a "sair do armário" com 30 anos....

Vocas disse...

Olá Alcides!
Não te conhecia este dom de tão bem escrever. Soube-me bem ler-te.
Paas também pelo meu blog e diz coisas: www.sempalavrasinterditas.blogspot.com
Beijinhos e quando passares por cá, apita.

Kruzes Kanhoto disse...

Acho que já li este texto noutro lado qualquer...Talvez aqui: http://cudeoeiras.blogs.sapo.pt/110943.html