segunda-feira, 12 de maio de 2008

Cultura vs Estupidez

O Etnocentrismo patente na sociedade ocidental, faz de nós seres preconceituosos em relação a outras culturas e em casos extremos, a desconsideração pelos valores, padrões e símbolos pode ser motivo para situações conflituosas, incidentes diplomáticos graves (e não só), mas como este blog não tem tradução para iraquiano assumo o risco de um incidente diplomático ou uma reacção bélica por parte de iraquianos mais extremistas.

Tenho a perfeita noção que a nossa sociedade não é perfeita nem tão pouco justa, mas no Iraque há o completo desrespeito por aquilo que é designado como apreço pelo seu semelhante. Uma rapariga de 17 anos foi morta pelo pai e pelos irmãos por se ter apaixonado! Chamava-se Rand Abdel-Qasser e cometeu o grave erro de se apaixonar por um soldado inglês, que está em missão no Iraque. O seu pai considerou-a impura e afirmou que se soubesse no que ela se ia transformar, tê-la-ia matado logo que a mãe a deu à luz.

A polícia, que supostamente deveria zelar pela integridade física e moral dos cidadãos, deu razão ao pai “desonrado”, dizendo que "Todos sabem que os crimes de honra são impossíveis de evitar”, tendo inclusivamente dado os parabéns ao Homicida. Os irmãos ao ouvirem os gritos da mãe, correram para ajudar Rand, mas esclarecidos sobre os motivos pelos quais o pai agredia a irmã, participaram activamente no crime.

A questão que coloco é quem determina o valor que uma vida tem e sob que pressupostos se pode fazer justiça pelas próprias mãos. O que é desonra? O que é ser impuro? Não existem culturas melhores ou piores, mas que existem umas mais estúpidas que outras existem! Chamem-me etnocentrico!

3 comentários:

Duarte disse...

É pena este post não ser mais um sonho absurdo... já agora, com a possibilidade de ter um comando na mão e fazer "stop", "rewind"...

Alcides disse...

:-)Podes crer! Mas como tu dizes não é um sonho absurdo mas sim uma realidade brutal.

Anónimo disse...

Já li bastante sobre os crimes de honra, nomeadamente histórias verídicas. E é qq coisa que ultrapassa a razoabilidade do ser humano! É aceite e honrado nesses paises, mas o mundo ocidental pouco se interessa por estes "pequenos horrores" assim como outros que são diariamente debatidos na TV. Eis o nosso mundo actual!
Ângela