quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Laizzies and Zenzleman...

Está aí alguém?

Pois... parece que sim, pelos comments que tenho vindo a acompanhar no Coisas Simples já deu para perceber que a audiência é vasta, quer seja pelo que se vê publicado sob efeito ricochete de um post, quer seja pelas conversas cruzadas que se ouvem de quem não publica mas lê e comenta em conversas aparte. Até aqui tudo bem.

Topophobia. Já ouviram falar? Não, não é um fenómeno associado ao receio do Topo-Gigio, é simplesmente o vulgarmente designado stage-fright, ou medo do palco. E é disso que eu falo, porque é isso que se manifesta nesta altura…

O que é maravilhoso de ler e absorver, ou mesmo comentar fortuitamente, muda de figura quando a situação passa a ser encarada doutra forma. O passar a fazer parte, mesmo que de forma mais contida…aí é que a porca torce o rabo. É que quem me conhece bem, apesar de parecer solto, sempre à vontade, sabe que sou tímido com quem não conheço, daí preferir sempre algo mais na onda do anonimato.

Devo confessar que ainda no Ciclo, quando estava no clube da natureza (acho que era esse o nome) participei feito pinguim com colegas numa apresentação dos jograis, em que falámos à escola do tema “sexo”. Julguei que depois daquilo nunca mais teria medo do palco, mas enganei-me redondamente. Nunca mais me esquecerei da abertura, com aquela malta toda a olhar pra nós, e sair a frase “O espermatozóide…”. Bonito. Mas traumatizante para toda a vida.

Tento sempre com quem não conheço evitar chamar as atenções. Lembram-se do Manuel Subtil que se fechou na RTP a exigir dinheiro porque supostamente a estação originou a falência da sua empresa? Pronto, ficam a saber que foi tudo encenado, era eu com barba postiça a tentar obrigá-los a tirarem do ar a série “Um estranho em casa”, só isso. Eu – subtil – tímido, pronto, tão a ver a relação, não é? O que é certo é que consegui acabar com a série. Não foi naquele dia, mas bastou mandar um sms com um texto sucinto dias depois ao Director de programas quando ele estava no WC: “estás sentado em cima de C-4, se o Estranho não sai do ar vais tu ao ar”. Resolvido.

Bem, mas a causa é nobre e por isso tou cá para o desafio. Deixem lá ver se não desiludo na contratação feita plo “Mistééér”, e não tremo nesta viagem do Coisas. Mas mesmo que trema, tenho sempre aquele gel refirmante de recurso. ;)


3-2-1... Acção

2 comentários:

Alcides disse...

O dificil 1º texto tá feito..:-)e agora é só uma questão de parvoice...

David disse...

...e disso há para aí às toneladas!