sábado, 16 de abril de 2011

Ressonância...Auditiva

Ontem quando acordei, não estava ganho para uma das experiências mais estranhas dos últimos tempos. Importa aqui fazer um breve parêntesis sobre o tema das Ressonâncias Magnéticas: em todos os episódios que vi da série Dr. House e quando ele pede a um dos seus “lacaios” para fazer uma ressonância magnética não tenho qualquer reminiscência de algum paciente ter sofrido danos auditivos, nem tão pouco ouvir algum ruído proveniente das máquinas que executam tais exames.

E foi com base neste pressuposto que fui fazer uma RM.

“Dispa-se, vista esse fato e depois pode entrar.” Assim o fiz.

“Qual é o joelho?” perguntou a simpática auxiliar que parecia uma das auxiliares de Gregory House e até ali a coisa estava a correr bem…Ela era bem gira…

Instalou-me na máquina e disse-me que seria um exame algo moroso. Ofereceu-me também uns phones enormes, que pensei que emitissem um poderoso som. Disse-me também que os mesmos eram para minimizar o som proveniente da máquina.

O que veio a seguir foi uma experiência equiparada a uma tortura, misturada com aquilo que preconizo ser o alarme de uma central nuclear em chamas. Um som tão alto e desconcertante que tive visões de operários a correrem em direcção à saída dessa central nuclear e eles estavam realmente assustados. A central estava prestes a explodir e o alarme era cada vez mais ruidoso.

A primeira coisa que pensei foi: porquê que me deram uns phones com música relaxante se sabiam que nem uma nota musical iria ouvir? Depois pensei, como é que fazem máquinas tão sofisticadas e se esquecem de um pormenor chamado ruído?

A não ser que esse ruído seja relevante para os resultados da RM…confesso que não sei…

A auxiliar ainda teve o desplante de me dizer que há pessoas que dormem durante o exame. Rapidamente a corrigi: Desmaiam – disse eu…Ficam inconscientes e aparentam estar a dormir.

Saí de lá a precisar de outro exame…Desta vez um auditivo.

2 comentários:

Avózinha disse...

Andas a ver mts filmes, finalmente fizeste uma RM que te trouxe á realidade.

Happy Woman disse...

Experimenta fazer um à cabeça...aí falamos novamente. É claustrofóbico. beijinho