terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gemini

A Natureza humana tem fenómenos curiosos. A possibilidade de um ser humano gerar dois é fascinante. Os Gémeos sempre despertaram em mim um misto de perplexidade, encanto e mistério.

Mas sempre que o tema são Gémeos, não resisto em comentar o facto de os pais vestirem-nos com farpelas exactamente iguais. Como se já não bastasse partilharem as mesmas características físicas, os pais fazem questão de acentuar as mesmas com indumentárias conformes.

Enquanto são crianças até posso compreender porque até fica giro. Mas a partir das 13 semanas de vida dos gémeos, vestir as crianças de igual traduz-se num exercício que pode perfeitamente condicionar a formação da personalidade da criança. É como se estivéssemos a dizer:

És igual ao outro. Não és único.”

Existem alguns casos felizes que optam por não o fazer, mas muitos outros perpetuam a similaridade humana até os filhos saírem de casa…Por norma até aos 35 anos…

”Enquanto morares debaixo deste tecto, vestes-te exactamente igual ao teu irmão!”

“Mas mãe, o mano é travesti e faz espectáculos de transformismo.”

Há ainda os casos em que os gémeos são um casal e aqui a minha perplexidade aumenta, pois o exercício de vesti-los de igual modo é ainda mais transcendente, pois há a necessidade de incorporar nas roupas o cor-de-rosa e o azul…E das duas, uma, ou temos uma Maria Rapaz ou um menino mais efeminado.

A minha sugestão aos pais é simples: deixem-se de paneleirices e celebrem a originalidade e o que é único.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cada maluco com sua pancada...